sábado, 12 de março de 2011

Ruas se transforma em galerias


No ultimo final de semana do mês de fevereiro, em pleno a folia carnavalesca no brasil, jovens preocupado em distribuir arte, se reunir para realizar diversos paneis pela periferia da área itaqui-bacanga em São Luís -MA. O Encontro de Graffiti Da Ponte pra Cá, é uma iniciativa que visa conscientizar e expressar a potencialidade da população periférica e seus valores, questionando assim a falta de politicas públicas para a juventude, Idealizado pelo escritor de graffiti WBS.
“O encontro para a comunidade é muito importante já que residimos em uma area semi-industrial, aqui as crianças nascem respirando mineiro, sem acesso a um museu ou galeria, tive essa ideia justamente para tenta tirar um peso dessa sociedade comentou Wagner” “conhecido como Wbs”.
O encontro vem sendo realizado a 2 anos, sem ajuda de órgão público ou particular, e a cada vez muito mais forte. Este ano o evento contou com 16 graffiteiros de toda ilha, juntando nova escola com velha escola.
E assim as ruas, Suécia, Paraguai, e a travessa do Estados Unidos iam sendo coloridas e se transformando em galeria a céu aberto.
Segundo o escritor Ice-g que  participa pela sua segunda vez, cita uma parte da musica do grupo “Racionais mc's, não adianta quere, tem que ser tem que tá, o mundo é diferente da ponte prá cá. E a verdade é tudo diferente, o ar, as pessoas, e tudo saca, e o importante é trazer arte para essa comunidade, afirma o escritor.
Mais um exemplo que com organização, mesmo sem apoio podemos fazer belos encontros e fortalecer cada vez mais a cena de graffiti e ainda mais fazer nossa parte social trazer alegria para diversas pessoas.


Edi Bruzaca
Furta Tinta-São Luís-MA

Nenhum comentário: