quarta-feira, 5 de maio de 2010

Divulgação da Sambada e Cineclube da Laia

Divulgação da Sambada e Cineclube da Laia - 08/05 (sábado, a partir das 19h)
O mês de maio começa com um feriado todo especial para os pernambucanos: o dia do trabalhador, comemorado no primeiro dia do mês. O motivo desta data ser tão importante para o nosso estado é a realização, também nesta data, da Festa da Lavadeira, que há 23 anos celebra as manifestações da cultura popular e se tornou patrimônio cultural de Pernambuco.

A Sambada da Laia, através do Cineclube da Laia, exibirá o vídeo Festa da Lavadeira - sou do povo, sou da festa (45min), de Teta Barbosa. A exibição desse filme é uma forma de homenagear e chamar atenção para a importância desse evento, que devido a interesses oligárquicos, vem sofrendo ameaças de parar de acontecer no local onde sempre aconteceu, a Praia do Paiva.

A programação do Cineclube da Laia também contará com Hoje é dia de Ibeji
(direção coletiva), que aborda a tradição de Cosme e Damião no terreiro Nação Xambá. O filme foi produzido através do projeto “Tem Preto na Tela” 2009.

Alé disso, será projetada a exposição fotográfica Diáspora, de Luca Barreto, sobre consciência negra.

Após a exibição dos filmes, haverá debate com Eduardo Melo, idealizador e organizador da Festa da Lavadeira, Guitinho da Xambá, Thúlio Nascimento e Karine Mirelle (dois dos realizadores de Um dia de Ibeji), Felipe Peres, cineasta e facilitador da oficina do Tem Preto na Tela e Luca Barreto .

Encerrado o Cineclube da Laia, tem-se início a programação musical da Sambada da Laia, que também está toda especial. Se apresentarão Casas Populares da BR 232, que está com músicas novas no repertório, Pandeiro do Mestre (que após um bom tempo sem apresentações, quebra o jejum tocando pela primeira vez na Sambada). E como não poderia deixar de ser, Adiel Luna e Coco Camará, brindando mais uma vez o público da Sambada com o coco de improviso e toda a sua beleza e poesia. A festa termina com a Brincadeira da(o) Laia, que convida todos os tocadores/as e cantadores/as presentes na Sambada mostrar um pouco de seu talento, criatividade e sensibilidade.

O que: Sambada e Cineclube da Laia
Quando: 08/05 (sábado), a partir das 19h
Onde: Bar da Gruta (ao lado da Praça da Gruta), Vila da Fábrica, Camaragibe
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário: