domingo, 21 de fevereiro de 2010

TENDA ELETRÔNICA 2010

Por Juliana Lima
FOTO: José Cleiton Carbonel




Segundo dia de folia, é tanta gente se espremendo pelas ruas, passando entre os blocos e orquestras que circulam pelas ruas e entre muitos os acordes soltos entre os palcos montados no Recife. Muita gente pode ouvir, são apresentações das agremiações e shows que acontecem simultaneamente pela cidade. Mais um palco em especial chama a atenção, não bem um palco, mas uma tenda. Instalada à margem do Rio Capibaribe, no Cais da Alfândega, a Tenda Eletrônica aconteceu dos dias 13 a 16 de fevereiro, sempre à madrugada, a partir das 01h da manhã. Sua função? Não deixar a festa parar. A reportagem do Manguecrew esteve por lá pra conferir a noite de estréia do pólo mais animados do carnaval.

O sábado, noite de abertura foi reservada para dois DJs de peso e com bastante miscigenação musical no set list, o britânico Deeder Zaman e o brasileiro Negralha. Deerder é mais conhecido como o ex-vocalista do Asian Dub Foundation, banda que explodiu na década de 90 com uma mistura de ragga-jungle, linhas de baixo bengalis, cítaras e letras militantes, em uma época em que ser “asiático” na Europa não era nada “cool”. O moço abriu a noite com muita empolgação e com domínio de público digno de que já excursionou pelo mundo agitando platéias de várias etnias com muita moral.

A segunda e principal atração da tenda foi o DJ Negralha, da banda O Rappa, o DJ fez as honras de um verdadeiro mestre de cerimônias convidando os amigos MC Funkeiro, que já o acompanha em outros trabalhos. Funkero é um dos mc’s mais versáteis do Brasil. Tem desenvoltura em qualquer estilo de batida. Desde o BPM mais baixo, até o tamborzão do funk carioca. De última hora Negralha também convidou o rapper B Negão. Da terrinha ele chamou Zé Brow, um dos maiores rappes do Nordeste e com a língua afiada para se rolasse um desafio. “Estou acostumado a fazer Live PA, a ideia de convidar os amigos já é meio que uma tradição nesse trabalho”.
A participação de Zé Brow essa noite merece destaque a aparte, pois a cada dia o rapper mostra o quanto o público gosta da mistura do rap com a embolada, o que Brown domina como ninguém. As rimas saem espontaneamente basta dar-lhe um mote, além da presença de palco e diálogo com o público. Depois fazer uma participação especial no show da Spock Frevo Orquestra na festa de abertura do carnaval de Recife, a convite do próprio Maestro Spock, Zé, como é chamado pelos amigos, ainda fez no domingo um show histórico em Chão de Estrelas ao lado do Mestre Galo Preto.
Atuando com DJ há cerca de onze anos, Negralha começou sua carreira no ABC paulista tocando em festas de Black Music e trabalha em cima de bases criadas com músicas brasileiras, reggae e dub. Integrande da Banda O Rappa desde o cd Lado A Lado B, também desenvolve vários projetos paralelos, como a banda de samba rock Eletrosamba, onde viaja pelas batidas eletrônicas e ritmos brasileiros, que está quase pronto, marcado para sair no próximo semestre, com a produção do musico Marcelo Yuka. Ano quem vem Negralha pretendo lançar um cd solo, o primeiro da sua carreira, que vai contar a presença de grandes amigos. Salve!

Nenhum comentário: